Objetivo da Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dizimo é uma Pastoral Evangelizadora e tem como objetivo principal fortalecer a identificação e o compromisso cristão dos leigos, convidando-os a uma maior participação na vida da Igreja. Esta Pastoral trabalha para despertar a comunidade mostrando a cada pessoa a importância da oferta durante as celebrações eucarísticas, e o compromisso mensal com Deus e com a própria comunidade, no processo de evangelização, começando pela manutenção da própria igreja, pela sustentação das demais Pastorais, e viabilização de cobrança de taxas, etc. A Pastoral do Dizimo não é "arrecadação".

O catecismo da Igreja Católica recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, Cân. 222). Dar, receber e retribuir.

A Igreja Católica diz que os cristãos devem contribuir de forma consciente e livre, conforme seu coração. Ela não impõe à comunidade nenhum valor ou percentual de contribuição mínimo. Não é obrigatório que o Dízimo seja 10% do salário, o que importa é que, devemos nos responsabilizar por ajudar a Igreja em suas necessidades. Do contrário, segundo a Pastoral do Dízimo, estaríamos cometendo uma falta grave contra o quinto mandamento da Igreja. Como disse São Paulo: "Deus ama aquele que dá com alegria".